CARF volta a reconhecer como insumo as despesas com publicidade e propaganda

O CARF voltou a analisar a tomada de créditos de PIS/COFINS sobre despesas com publicidade e propaganda, considerando tais despesas como insumos da atividade do contribuinte à luz dos critérios da essencialidade e relevância, trazidos pelo STJ. A decisão foi proferida durante a sessão do dia 22 de agosto, em julgamento de recurso voluntário em processo administrativo envolvendo empresa do ramo de meios de pagamento.

Assim, os contribuintes passam a contar com mais um precedente favorável envolvendo a matéria – em agosto de 2018, o CARF havia proferido decisão afastando a glosa de créditos relativos à publicidade e propaganda e mais recentemente a Delegacia da Receita Federal de Julgamento reconheceu o direito ao crédito em favor do contribuinte.

Entretanto, deve-se ressaltar que nem sempre as despesas com publicidade e propaganda serão consideradas insumos, sendo imprescindível a análise de cada caso, a fim de verificar as particularidades das atividades de cada contribuinte.

O WFaria Advogados conta com equipe especializada e alta tecnologia tributária para auxiliar seus clientes na identificação desses e outros tipos de créditos passíveis de aproveitamento.

Artigo realizado por Dra. Paula Sandoval e Dra. Leila Bezerra

Entre em contato conosco!

Service and technical excellence, personalized services and focus are part of our core values. We single out the best ways and we help our clients in their implementation.
Logo WFaria
rubens-solza-perfil

VICTOR CORRADI

Partner

Logo WFaria
victor-corradi-perfil

RUBENS SOUZA

Logo WFaria
hitalo-silva-perfil

HÍTALO SILVA