Vencedores de licitações federais são obrigados a contratar presos

Quais empresas são obrigadas a contratar presos?


Desde o final de julho, empresas que prestam serviços, inclusive de engenharia, que celebrem contratos com a Administração Pública Federal, autárquica e fundacional, cujo valor anual seja superior a R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais), terão que destinar de 3% a 6% dos postos de trabalho para apenados ou egressos do sistema prisional, de acordo com o número de empregados que a natureza do contrato exigir, conforme o Decreto n. 9.450/2018.



As empresas estão preparadas para cumprir essa nova norma?


Não. As regras sobre a aplicação da Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional (“PNAT”) tem gerado muitas dúvidas sobre a documentação a ser apresentada na fase de habilitação. A legislação obriga que o licitante apresente uma declaração assegurando que os condenados ou egressos serão contratados nas quantidades legalmente exigidas para executar o trabalho ou, alternativamente, uma declaração do juiz criminal local sobre a impossibilidade de fazê-lo. Além disso, muitas dúvidas tem surgido quando às obrigações da empresa contratada antes, durante e depois do contrato. Saiba mais. Fale conosco.

Entre em contato conosco!

Service and technical excellence, personalized services and focus are part of our core values. We single out the best ways and we help our clients in their implementation.
Logo WFaria
rubens-solza-perfil

VICTOR CORRADI

Partner

Logo WFaria
victor-corradi-perfil

RUBENS SOUZA

Logo WFaria
hitalo-silva-perfil

HÍTALO SILVA