NOVAMENTE PRORROGADA ENTREGA DA ECF – IMPACTOS NA COMPENSAÇÃO DE SALDO NEGATIVO

Em novo adiamento, foi prorrogado para setembro o prazo para entrega da Escrituração Contábil Fiscal (“ECF”) referente ao ano-calendário de 2019 e referente aos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação ocorridos no período entre janeiro e abril do ano-calendário de 2020.

Com a extinção da Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica (“DIPJ”) a partir do ano-calendário de 2014, a entrega da ECF passou a ser obrigatória para todas as pessoas jurídicas. Para o contribuinte sujeito ao regime do Lucro Real, no entanto, a entrega da ECF não só é obrigatória como é essencial para o aproveitamento de eventual saldo negativo apurado no ano-calendário anterior ao exercício, como passou a ser exigido a partir de 2018 por modificações na Instrução Normativa nº 1.717/2017.

Portanto, diante dessa nova postergação, a empresa que apura o IRPJ e a CSLL pelo regime do Lucro Real que se aproveitar da prorrogação e não tiver provimento judicial específico, deve considerar que só poderá se aproveitar de eventuais créditos de saldo negativo do ano-calendário de 2019 a partir de outubro de 2020, tendo em vista que referida compensação é condicionada à transmissão da ECF.

Entre em contato conosco!

Service and technical excellence, personalized services and focus are part of our core values. We single out the best ways and we help our clients in their implementation.
Logo WFaria
rubens-solza-perfil

VICTOR CORRADI

Partner

Logo WFaria
victor-corradi-perfil

RUBENS SOUZA

Logo WFaria
hitalo-silva-perfil

HÍTALO SILVA