A polêmica tributária dos contratos de Cost Sharing

Leonardo Mazzillo e Paula Sandoval

O Cost Sharing, ou contrato de rateio de despesas, modalidade pela qual empresas de um mesmo grupo se unem para atender às necessidades do dia a dia da maneira menos custosa e mais eficiente possível, é cada vez mais comum e essencial às atividades de um grupo empresarial.

Apesar de já fazer parte do cotidiano das empresas, o cost sharing ainda é um tema sensível, já que a Receita Federal vem exigindo o cumprimento de determinados requisitos para que o contrato seja considerado válido. Embora tais requisitos não tenham previsão legal, se não forem cumpridos podem resultar na cobrança de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS.

A fim de mitigar os riscos, as empresas devem tomar alguns cuidados, dentre eles a elaboração prévia e formal dos contratos de cost sharing, que deverão abordar, da forma mais específica possível, as possibilidades de rateio entre as empresas, as atividades que serão rateadas e o critério de rateio adotado. Além disso, recomenda-se a contabilização clara e formalização de todos os atos, uma vez que eventual fiscalização irá considerar toda a documentação que possa demonstrar a existência de um cost sharing.
vNo entanto, cumpre sempre lembrar que o contrato formal e a prática adotada por cada empresa estarão sujeitos à interpretação da Receita Federal, que irá considerar a subjetividade de cada caso.

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VICTOR CORRADI

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Graduado por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (“PUC-SP”), Corradi tiene un MBA en Gestión Tributaria por FIPECAFI y una especialización en Derecho Tributario por el Instituto Brasileño de Estudios Tributarios – IBET.

Correo electrónico: vcorradi@wfaria.com.br

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RUBENS SOUZA

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Graduado por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (“PUC-SP”) y con un LLM en Derecho Tributario por el INSPER, Rubens es fundador del Grupo de Estudios de la Reforma Tributaria (“GERT”) y especialista en Contencioso y Asesoramiento Tributario.

Correo electrónico: rsouza@wfaria.com.br

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HÍTALO SILVA

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Máster en Derecho Estadounidense (LL.M.) con énfasis en Transacciones Comerciales Internacionales de la University of Missouri-Kansas City (UMKC) School of Law. Hítalo también tiene un Máster en Fashion Law de la Universidade Presbiteriana Mackenzie y es especialista en sistemas jurídicos contemporáneos por la Universidad Complutense de Madrid – UCM.

Correo electrónico: hsilva@wfaria.com.br