A Importância da Due Diligence de Terceiros para Empresas

Mitigando Riscos e Promovendo Conformidade

A gestão de riscos de terceiros desempenha um papel fundamental no Programa de Compliance de uma empresa, pois ajuda a garantir que a organização esteja conforme regulamentações e padrões éticos não apenas em suas operações diretas, mas também nas interações com terceiros. Ao realizar uma Due Diligence (Diligência Prévia) de Terceiro minuciosa baseada no risco, a empresa pode identificar possíveis parceiros comerciais ou fornecedores que tenham histórico de condutas inadequadas e que podem prejudicar a sua reputação ao se associar a eles.

Empresas que negligenciam um procedimento eficaz de Due Diligence de terceiros enfrentam uma série de riscos que podem comprometer sua reputação e sustentabilidade. A ausência dessa prática pode expô-los a:

· ⁣atividades criminosas;

· perda de confiança dos stakeholders; e

· diversos riscos financeiros e operacionais.

Além disso, a legislação brasileira impõe responsabilidade objetiva às empresas por atos de seus representantes, incluindo terceiros contratados.

Ainda, é fundamental dar prioridade às análises aprofundadas de Due Diligence, gestão e elaboração de uma matriz de riscos com revisões periódicas para os terceiros com médio e alto grau de exposição aos riscos.

Quais riscos podem ser evitados com a aplicação de uma Due Diligende de Terceiros?

A Due Diligence de terceiros é essencial para prevenir riscos de reputação, garantir o cumprimento legal e regulatório, prevenir fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Como melhores práticas de mercado, recomendamos a implementação de um projeto abrangente que envolve avaliação, implementação e aprimoramento de um processo efetivo de Due Diligence, conforme as diretrizes legais, incluindo a Lei Anticorrupção.

O projeto mencionado contempla fases de diagnóstico e avaliação de riscos de terceiros, implementação de políticas e instrumentos para o processo de Due Diligence e análise aprofundada (Due Diligence de Compliance Nível 2) para mapear e mitigar eventuais riscos de Compliance.

O WFaria Advogados conta com uma equipe especializada em Compliance e Investigações Internas, reconhecida nacional e internacionalmente, para conduzir esse trabalho de forma diligente e eficaz, visando proteger a empresa contra riscos e garantir sua conformidade com padrões éticos e legais.

Para entender como essa prática pode se adequar à realidade de sua empresa, fale com nossos especialistas, agende agora uma reunião. Envie um e-mail para: comunicacao@wfaria.com.br

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Excelência técnica, atendimento personalizado e foco fazem parte dos nossos valores. Apontamos o melhor caminho e ajudamos nossos clientes na execução.
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VICTOR CORRADI

Sócio

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (“PUC-SP”), Corradi possui MBA em Gestão Tributária pela FIPECAFI e Pós-Graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET.

E-mail: vcorradi@wfaria.com.br

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RUBENS SOUZA

Sócio

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (“PUC-SP”) e LLM em Direito Tributário pelo INSPER, Rubens é fundador do Grupo de Estudos da Reforma Tributária (“GERT”) e especialista em Contencioso e Consultivo Tributário.

E-mail: rsouza@wfaria.com.br

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HÍTALO SILVA

Sócio

Mestre em Direito Norte-Americano (LL.M.) com ênfase em International Business
Transactions pela University of Missouri-Kansas City (UMKC) School of Law, Hítalo também é Mestre em Fashion Law pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em sistemas jurídicos contemporâneos pela Universidad Complutense de Madrid – UCM.


E-mail: hsilva@wfaria.com.br