TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS – CRÉDITOS DE PIS/COFINS SOBRE SEGURANÇA AUTOMOTIVA E VALE-PEDÁGIO

As empresas de transporte de cargas podem contar com mais segurança jurídica agora na tomada de créditos de PIS e COFINS sobre as custosas despesas com a segurança automotiva de seus veículos, tais como rastreamento e monitoramento de cargas, e com a compra de vale-pedágio obrigatório. Isso porque a Receita Federal do Brasil publicou a Solução de Consulta nº 228, de 27 de junho de 2019, em que reconhece tais despesas como insumos, nos termos do inciso II do artigo 3º da Lei nº 10.833/03.

A nova orientação representa uma importante guinada do entendimento do Fisco sobre a classificação de tais despesas como créditos de PIS/COFINS, que somente se tornou possível após o Superior Tribunal de Justiça definir que o conceito de insumos, para fins de creditamento das aludidas contribuições, estaria ligado às noções de essencialidade ou relevância da despesa ao processo produtivo.

No caso das despesas em questão, a Receita Federal entendeu que tais gastos com segurança automotiva e vale-pedágio são obrigações legais das empresas de transporte de cargas, de modo que estão abarcados pelo critério da relevância para fins de enquadramento como insumos.

Vale dizer, em relação à atividade fim de transporte de cargas, há que se considerar também como créditos de insumos, os custos com combustíveis, lubrificantes e manutenção dos veículos – nesses casos, o critério de classificação seria pela essencialidade no processo produtivo.

O setor de transporte de cargas tem passado por dificuldades consideráveis nos últimos tempos, de modo que a revisão de créditos de PIS/COFINS pode representar um alívio considerável de caixa para as empresas. O WFaria Advogados, além de constar com especialistas na matéria, dispõe também de alta tecnologia para identificar créditos de PIS/COFINS de seus clientes, utilizando-se de inteligência artificial e alta capacidade de processamento de dados.

Entre em contato conosco!

La excelencia técnica, la atención personalizada y el enfoque son parte de nuestros valores. Indicamos el mejor camino y ayudamos a nuestros clientes en la ejecución.
Logo WFaria
rubens-solza-perfil

VICTOR CORRADI

Socio

Socio

Graduado por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (“PUC-SP”), Corradi tiene un MBA en Gestión Tributaria por FIPECAFI y una especialización en Derecho Tributario por el Instituto Brasileño de Estudios Tributarios – IBET.

Correo electrónico: vcorradi@wfaria.com.br

Logo WFaria
victor-corradi-perfil

RUBENS SOUZA

Socio

Graduado por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (“PUC-SP”) y con un LLM en Derecho Tributario por el INSPER, Rubens es fundador del Grupo de Estudios de la Reforma Tributaria (“GERT”) y especialista en Contencioso y Asesoramiento Tributario.

Correo electrónico: rsouza@wfaria.com.br

Logo WFaria
hitalo-silva-perfil

HÍTALO SILVA

Socio

Máster en Derecho Estadounidense (LL.M.) con énfasis en Transacciones Comerciales Internacionales de la University of Missouri-Kansas City (UMKC) School of Law. Hítalo también tiene un Máster en Fashion Law de la Universidade Presbiteriana Mackenzie y es especialista en sistemas jurídicos contemporáneos por la Universidad Complutense de Madrid – UCM.

Correo electrónico: hsilva@wfaria.com.br