Conheça as recentes medidas atípicas na recuperação de crédito

Inadimplência é um assunto que assombra todos os setores do Brasil, principalmente o ambiente corporativo, em todas as frentes do direito, devido à dificuldade na efetividade da cobrança judicial dos devedores.

A situação se tornou ainda mais grave durante e pós-pandemia, devido ao aumento do desemprego e ao endividamento de inúmeras empresas.

Nesse cenário vimos a aplicação do artigo 139 do Código de Processo Civil, que dá ao Juiz a possibilidade de tomar medidas que assegurem o cumprimento das ordens judiciais, incluindo as medidas conhecidas como atípicas.

No conteúdo abaixo iremos pontuar algumas das medidas atípicas que vêm sendo adotadas para a recuperação de crédito. Confira.

A primeira medida é a comunicação às instituições financeiras para impedir que o devedor obtenha uma nova linha de crédito, ou até mesmo para que se suspenda a linha já está em andamento. Por exemplo, se o devedor estiver se utilizando de cartões de créditos ou conta garantida e cheque especial, ele terá essas funcionalidades suspensas.

Outra medida é a expedição de ofício à Caixa Federal para que seja bloqueado o saldo do PIS e FGTS em nome da parte executada. A conta poupança também tem sido objeto de penhora, caso fique comprovado que ela não vem sendo utilizada para esse fim (poupar dinheiro) e que tenha saldo superior a 40 salários mínimos.

Medidas como a comunicação à Polícia Federal para a restrição da utilização do passaporte, com a proibição da saída do país do devedor também podem ocorrer, assim como a suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH), em caráter excepcional, principalmente quando há indícios de ocultação de bens.

Outra hipótese que vem sendo usada também é a solicitação de informação junto a Receita Federal sobre a declaração do imposto de renda do devedor, a proibição do devedor na participação de concurso público de qualquer natureza e licitações públicas, assim como o bloqueio do aplicativo de mensagem WhatsApp.

Essas medidas também podem ser aplicadas na esfera trabalhista, como ocorrido recentemente, quando a Justiça do Trabalho de São Paulo (TRT-2) determinou a penhora de itens de luxo para a quitação de dívidas trabalhistas da devedora.

Entre em contato conosco!

Service and technical excellence, personalized services and focus are part of our core values. We single out the best ways and we help our clients in their implementation.
Logo WFaria
rubens-solza-perfil

VICTOR CORRADI

Partner

Logo WFaria
victor-corradi-perfil

RUBENS SOUZA

Logo WFaria
hitalo-silva-perfil

HÍTALO SILVA