Quais são os potenciais riscos ao contratar um terceiro sem uma diligência prévia?

A falta de realização da Due Diligence de Terceiros pode expor as empresas a uma série de riscos financeiros, legais e de reputação significativos. Ao realizar uma diligência prévia adequada, a empresa pode mitigar esses riscos, permitindo que avalie a integridade, confiabilidade e capacidade do terceiro de cumprir seus compromissos.

Isso pode incluir verificar referências, revisar histórico de desempenho, avaliar a solidez financeira, analisar práticas de segurança e conformidade, entre outras medidas.

Conheça alguns dos principais riscos na contratação de terceiros:

Riscos Financeiros

Empresas que não realizam a Due Diligence arriscam se associar a parceiros comerciais inadequados, que podem estar envolvidos em atividades fraudulentas, corruptas e criminosas. Isso pode levar a perdas financeiras diretas e penalidades resultantes de associações com entidades não conformes podem ter um impacto financeiro severo na empresa.

Riscos Legais

A falta de Due Diligence pode resultar em exposição a riscos legais, incluindo litígios decorrentes de contratos com terceiros não confiáveis. As empresas podem enfrentar processos judiciais, penalidades legais e danos à sua reputação por não conduzirem uma avaliação adequada dos parceiros de negócios.

Riscos de Reputação

Parcerias inadequadas podem prejudicar significativamente a reputação da empresa. Se os parceiros comerciais estiverem envolvidos em atividades antiéticas, ilegais ou prejudiciais, a empresa pode ser associada a essas práticas negativas.

Além da análise robusta dos resultados e informações relevantes obtidas por meio das diligências prévias, investir em uma gestão estratégica e gerenciamento de terceiros é importante para evitar esses problemas no futuro. Essas medidas não apenas protegem a empresa de riscos financeiros, legais e de reputação, mas também contribuem para a construção de relacionamentos comerciais sólidos e confiáveis.

Para saber mais sobre esse e outros temas dentro da gestão de riscos, fale com nossos especialistas: comunicacao@wfaria.com.br

Entre em contato conosco!

La excelencia técnica, la atención personalizada y el enfoque son parte de nuestros valores. Indicamos el mejor camino y ayudamos a nuestros clientes en la ejecución.
Logo WFaria
rubens-solza-perfil

VICTOR CORRADI

Socio

Socio

Graduado por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (“PUC-SP”), Corradi tiene un MBA en Gestión Tributaria por FIPECAFI y una especialización en Derecho Tributario por el Instituto Brasileño de Estudios Tributarios – IBET.

Correo electrónico: vcorradi@wfaria.com.br

Logo WFaria
victor-corradi-perfil

RUBENS SOUZA

Socio

Graduado por la Pontificia Universidad Católica de São Paulo (“PUC-SP”) y con un LLM en Derecho Tributario por el INSPER, Rubens es fundador del Grupo de Estudios de la Reforma Tributaria (“GERT”) y especialista en Contencioso y Asesoramiento Tributario.

Correo electrónico: rsouza@wfaria.com.br

Logo WFaria
hitalo-silva-perfil

HÍTALO SILVA

Socio

Máster en Derecho Estadounidense (LL.M.) con énfasis en Transacciones Comerciales Internacionales de la University of Missouri-Kansas City (UMKC) School of Law. Hítalo también tiene un Máster en Fashion Law de la Universidade Presbiteriana Mackenzie y es especialista en sistemas jurídicos contemporáneos por la Universidad Complutense de Madrid – UCM.

Correo electrónico: hsilva@wfaria.com.br